24.7.09

O Lado Negro da Força



Antes de mais nada, quero ressaltar que este blog busca mostrar e analisar insights diferentes e interessantes de branding no futebol, independente de serem atuais ou não. Se surgiram há anos e merecem destaque, serão abordados.
Pois bem, este post trata da camisa preta do Grêmio, denominada Shadow, lançada pela Puma em 2005.
Sei que existem profissionais de marketing que pregam a inovação a qualquer custo e preferem não ouvir o consumidor, pois alegam que ele não sabe o que deseja. Concordo em parte. E não no futebol.
Esta camisa preta do Grêmio partiu da mobilização de torcedores em sites e comunidades. Eles redesenharam o uniforme 2 do tricolor gaúcho (branco), invertendo as cores e colocando o preto como a cor predominante.
A Puma decidiu produzir. Além disso, criou peças publicitárias diferentes, inspiradas em filmes como Star Wars (vide acima), reforçando as associações de marca/produto.
Sucesso total.
Com certeza, é uma das camisas mais desejadas da história do clube. E, detalhe, nunca foi a campo, pois o estatuto do Grêmio não permite que o clube jogue de preto.
É evidente que um uniforme bonito, que cai no gosto do torcedor, vende por si só. Porém, se os clubes e fornecedores criarem modelos e campanhas com conteúdo, que reforcem tanto os valores das entidades como os aspectos peculiares dos uniformes, com certeza isso se soma à marca das mesmas.
E, para tal, não basta colocar os jogadores mais famosos do time para desfilar no lançamento. É preciso criar um zum,zum,zum a mais. Como no caso do próximo post.

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