4.8.09

Ao Invés de Pipoca, Alpiste!



O Espanyol, de Barcelona, possui como mascote um periquito azul. A origem, ninguém sabe ao certo.
O fato é que seus torcedores passaram a ser conhecidos como "pericos" em alusão ao simpático pássaro. Em meados da década de 90, o clube inovou na campanha de captação de sócios. Aproveitando a identificação torcedor-mascote, lançou campanhas na mídia que traziam um periquito batendo bola (imagem acima). Como peça de apoio, criou uma mala-direta recheada de alpiste para os sócios potenciais. Um enorme sucesso. A campanha aumentou em 50% o número de associados.
Em seguimento ao êxito da estratégia inicial, para 95/96, o clube preparou novas peças publicitárias. Agora, a homenagem ao torcedor era mais explícita. Uma série de periquitos reais e adestrados formavam uma arquibancada de apaixonados pelo clube blanquiazul. Hasteavam bandeiras, vestiam mantas e faziam até a famosa "Ola". As imagens eram veiculadas em comerciais de TV e painéis de mídia exterior. Como resultado, o clube superou novamente a meta incial de sócios e gerou uma enorme repercussão de mídia expontânea. Na prática, o Espanyol potencializou a identidade emocional torcedor-clube, tocando o lado da paixão. Ao invés das estratégias convencionais, como apenas exaltar descontos e vantagens aos associados, buscou um vinculo mais duradouro.
É uma pena que no Brasil esta relação emocional torcedor-clube seja tão mal explorada.
Paixão não se trata só com a razão. E como se vê, com carinho, até alpiste serve.

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