8.8.09

A Cruz da Discórdia



Futebol e religião são temas polêmicos. Juntos, então, nem se fala. Mesmo assim, achei interessante analisar, sob a ótica do branding, o impacto da cruz vermelha que aparece no distintivo de alguns clubes (como Milan e Barcelona) e nesta camisa da Inter de Milão de 2007.
A cruz é um símbolo cristão que, para o Barça, representa Saint Jordí (São Jorge em catalão). Já para os clubes milaneses, representa Santo Ambrósio, o padroeiro da cidade. As controvérsias ocorreram quando houve choque cultural com alguns países do Oriente Médio. A Inter jogou com este uniforme contra o Fenerbahce, em Milão, e foi processada por um advogado turco sob a alegação de que a cruz vermelha ofendia a religião muçulmana, por ser uma alusão aos Cavaleiros Templários. Já o Barcelona teve seu distintivo alterado na venda de camisetas em alguns países, como Arábia Saudita e Argélia. A cruz de Saint Jordí foi substituída por um traço vermelho, alteração não admitida pela diretoria do clube catalão (e com razão).
Estes casos são raros e as reações foram extremas. É evidente que nenhum clube porta algum símbolo religioso por motivação discriminatória, mas sim, pelo seu significado perante o povo onde foi fundado. Porém, creio que não custa nada evitar utilizá-lo, quando viável, se for previsível um choque cultural. E foi este o posicionamento da Inter que, no primeiro jogo contra a equipe turca, em Istambul, optou por utilizar seu uniforme principal, azul e preto.
Só no jogo realizado na Itália, face o significado local do símbolo, é que decidiu utilizar o uniforme com a cruz.
Para um clube mundial, como a Inter, esta atitude associa sua marca à imagem do futebol como linguagem universal agregadora. Ao mesmo tempo em que preserva sua identidade local, respeita diferentes culturas quando atua fora dos seus domínios.
Assim entende a imensa maioria dos fãs, independentemente de suas nacionalidades, raças ou crenças. Entusiastas do futebol que sabem que a disputa se restringe às linhas do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário