14.8.09

Intimidade



Toda forma de relacionamento começa de modo formal. Chamamos a pessoa pelo seu nome ou sobrenome. Na medida em que a relação se torna mais íntima, os tratamentos formais são substituídos por apelidos carinhosos. Eles passam a ser nossos códigos para se referir a uma pessoa amada ou um amigo especial.
A relação torcedor-clube é pautada da mesma forma. Historicamente, os laços afetivos se desenvolvem, a intimidade aflora, e os fãs escolhem apelidos que sintetizam o amor que sentem pelos clubes.
Alguns destes apelidos têm origem nas cores, tais como Reds (Liverpool), Blues (Chelsea), Colorado (Inter) e Tricolor (Grêmio, São Paulo, Fluminense). Outros, buscam inspiração nos mascotes. É o caso de Raposa (Cruzeiro), Galo (Atlético) ou Peixe (Santos).

Tem aqueles que derivam de façanhas - Imortal (Grêmio), Jason Tricolor (São Paulo), ou Furacão (Atlético-PR). Outros tem origens históricas, como é o caso de Coxa (Coritiba) ou Velha Senhora (Juventus).
Muitos apelidos são aumentativos carinhosos, tais como Timão (Corinthians), Fogão (Botafogo) e Verdão (Palmeiras). Já outros são "diminutivos", embora igualmente apaixonados - Mengo (Flamengo), Bota (Botafogo), Juve (Juventus) ou Barça (Barcelona). Por fim, há também aqueles que são circunstanciais e se originam na mídia. É o caso de Galácticos (Real Madrid) e Midiáticos (Barcelona).
Como podemos notar, um clube pode possuir vários apelidos, dos quais sempre lembramos quando nos referimos ao mesmo com orgulho ou carinho.
A relação torcedor-clube é puramente emocional. E os apelidos são fortes conectores passionais. Assim, é com surpresa que encaro como os clubes em todo mundo exploram muito mal esta oportunidade de branding, capaz de fortalecer o sentimento único e especial que o torcedor sente pelo seu time. Na maioria dos casos, ela se restringe a camisetas casuais com o apelido estampado, ou alguma promoção esporádica.
Apelidos são denominações carinhosas que derivam da intimidade. Mas que depois, devem também ser utilizados para reforçá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário